Para quem atua no setor hoteleiro, um clube de férias pode ser a solução ideal para diversos empreendimentos voltados para essa categoria.
Afinal, o Vacation Club (ou em tradução literal, “clube de férias”) não só gera retornos financeiros compensatórios para as atividades do imóvel, como também promove a fidelização dos clientes ao negócio.
E, embora pareça simples, este fator torna-se um diferencial determinante na hotelaria.
O clube de férias é a oportunidade que muitos empreendedores, iniciantes ou veteranos, têm à sua disposição para fidelizar hóspedes, atrair novos consumidores e, acima de tudo, obter os recursos necessários para ampliar suas operações.
Fora isso, o Vacation Club também funciona como um aliado na criação de mais um canal de vendas para o empreendimento. Ou seja, ele passa a atuar como se fosse uma operadora independente, compondo o incremento na taxa de ocupação juntamente com canais de vendas, como OTA’s, operadoras e agências.
Entretanto, para que se alcance o máximo de autonomia ao lidar com este sistema, é também preciso contar com o apoio de uma empresa ética e comprometida no alcance dos resultados, por meio de processos mais eficientes para consolidar e fidelizar os clientes no longo prazo.
Ficou interessado no assunto? Então continue conosco para entender por que transformar o seu empreendimento em um projeto de Vacation Club pode ser uma excelente ideia.
Vamos lá?
Clube de férias: gera receita, combate à sazonalidade e fideliza hóspedes
Lançado a partir da década de 1960, o Vacation Club se tornou uma das alternativas mais requisitadas entre aqueles que buscam trazer inovação e dinamicidade para o seu empreendimento.
Em síntese, podemos resumi-lo a um meio pelo qual os gestores podem fidelizar e profissionalizar os personagens mais importantes do seu negócio: os hóspedes. No entanto, um clube de férias vai muito além disso.
Neste modelo, os pagamentos referentes às diárias são realizados de forma antecipada, o que traz mais segurança para a hospedagem, uma vez que se obtém a previsibilidade do fluxo de caixa.
Fora isso, é importante destacar outra característica bastante notória, que se diz respeito à redução dos efeitos negativos da sazonalidade turística.
Como resultado, o empreendimento que passa a atuar sob efeito de um projeto de Vacation Club, além de gerar receita recorrente, também se torna mais estável sob um viés econômico, o que permite expandir suas atividades, aumentar sua clientela e estar à frente de seus concorrentes.
Mas, como isso é possível?
Ao se tornar um proprietário do seu imóvel, o cliente adquire diárias antecipadas para utilizar durante suas férias, por períodos que geralmente se estendem por alguns ou muitos anos.
Como o próprio nome indica, o clube de férias é um projeto de lazer e turismo voltado para a área da hotelaria, do qual tanto o hotel como o resort vendem um contrato para direito de utilização dos pontos.
Assim, as pontuações adquiridas podem ser utilizadas durante o período vigente do contrato que, por sua vez, possuem uma regra de utilização através das tabelas de pontos.
A tabela de pontos determinará o quanto o cliente irá usufruir de sua pontuação dependendo da temporada de uso e da capacidade da unidade.
Além disso, o projeto geralmente está ligado a um programa de pontos que permite aos clientes trocar suas semanas de uso no empreendimento para outros hotéis e resorts em destinos diferentes através de empresas intercambiadoras de férias, como a RCI (Resorts Condominiuns International).
A construção dos produtos de Vacation Club é feita de acordo com a diária operadora, para que o empreendimento garanta sempre o valor que já praticou no mercado.
Para os clientes, a vantagem é que o preço não é repassado a terceiros (agentes, operadoras, etc.), pelo que, através do Clube de Férias podem ter produtos mais econômicos do que reservar suas hospedagens, se estivesse disponibilizando alojamento para cada utilização da forma tradicional.
Essas são as principais características oferecidas pelo Vacation Club, que podem reter clientes e fazer com que seu negócio tenha um papel ainda maior.
Como a TC Brasil pode auxiliá-lo em projetos de Vacation Club?
A TC Brasil é uma empresa de consultoria, gestão e comercialização de produtos voltados para o segmento de tempo compartilhado.
Atuando há mais de 17 anos no mercado imobiliário e hoteleiro, temos o Know How que você precisa para alcançar novos patamares com o seu projeto de Vacation Club.
Somos referência no Brasil em programas de multipropriedade e clube de férias, além de implementar projetos para algumas das principais marcas de turismo na América Latina.
Nossos parceiros são a prova de que comprometimento, dedicação e visão estratégica são alguns dos maiores pilares da TC Brasil.
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