Um projeto de Vacation Club é uma excelente oportunidade para redução da sazonalidade através da fidelização de seus hospedes e também permite através da sua comercialização a antecipação do fluxo de caixa.
Este modelo de negócios surgiu por volta da década de 1960, quando viajantes europeus realizavam a aquisição de apartamentos ou unidades em determinados imóveis de lazer, fracionando o tempo de estadia com outros proprietários.
Com isso, cada indivíduo assumia além da aquisição, o compartilhamento dos custos pela manutenção do imóvel.
De lá para cá, o Vacation Club, ganhou cada vez mais espaço, se mostrando uma opção bastante lucrativa e passando, posteriormente, a ser difundido ao redor do mundo.
Portanto, para entender mais sobre a necessidade do investimento em um projeto de Vacation Club, continue conosco!
O que é um projeto de Vacation Club?
Antes de falarmos sobre a importância de implementar este modelo de programa ao seu negócio, é preciso explicar o que é, de fato, o Vacation Club.
Para o hoteleiro o vacation club é uma ferramenta de expansão do seu negócio, melhorando a sua ocupação, o Vacation Club nada mais é do que um clube de férias onde o hóspede é fidelizado ao empreendimento, permitindo seu retorno por alguns anos.
O programa de vacation club é desenvolvido a partir do tarifário do empreendimento, convertendo suas diárias em pontos. O cliente adquire uma quantidade antecipada de pontos (diárias) e utiliza ao longo dos anos de acordo com sua conveniência de temporada, quantidade de pessoas e unidade que pretende se hospedar.
O produto de vacation club é regulado através de um contrato de direito de uso, onde constam todos os benefícios e regras para utilização do produto.
Como o consumidor adquire estas diárias/pontos de forma antecipada, ocorre uma “antecipação” do fluxo de caixa, onde o hoteleiro pode usar este capital para investimentos no empreendimento ou mesmo para uma reserva. Lembrando que ele tem a “obrigação” desta prestação de serviços até fim do contrato.
O cliente adquire uma quantidade de pontos por um período determinado de anos, e a cada ano é feito o débito de pontos utilizados ou o débito de pontos por não utilização.
Normalmente quando há a baixa de pontos sem utilização por parte do cliente, os hotéis e resorts garantem ao comprador o direito de poder utilizar seus pontos baixados no ano seguinte.
Ou o cliente pode depositar sua semana, em uma empresa internacional de intercambio de férias (trocas de semanas) como é o caso da RCI (Resorts Condominiuns International), permitindo que o cliente, se hospede em uma das disponibilidades da empresa ao redor do mundo, arcando taxas e seguindo as regras da intercambiadora.
Quando isso acontece, apesar do comprador não usar seu vacation club no empreendimento que adquiriu, a RCI vai trabalhar dentro da sua base de associados para que esta semana seja ocupada por algum outro proprietário de programas de férias, garantindo a ocupação do hotel ou resort.
Férias garantidas para seus clientes com um projeto de Vacation Club
O fato de o cliente adquirir um vacation club, permite que ele tenha férias garantidas em um eventual contratempo, que ele tenha diárias por um valor mais atrativo do que a forma convencional, e ainda possibilita que ele conheça outros destinos através da intercambiadora ao qual seu empreendimento é afiliado.
O empreendimento passa a ter mais um canal de vendas, que garante um percentual de ocupação o ano todo, sem prejudicar os outros canais de vendas.
Embora esta indústria já tenha se expandido muito nas últimas décadas, há projeções positivas para a recuperação do setor no decorrer dos próximos anos.
A pandemia da Covid-19 reduziu os ganhos de diversas famílias brasileiras. Entretanto, o país é um dos que melhor demonstra maior prospecção de crescimento para os próximos anos, como aponta uma pesquisa realizada pela Agência Brasil.
Essa tendência é resultado direto do consumidor que se encontra cada vez mais em busca de lazer e viagens em sua rotina.
Muito além dos pequenos hotéis que se beneficiam com o Time Share para combater a sazonalidade e expansão das taxas de ocupação, um projeto de Vacation Club também se apresenta como uma solução viável para grandes redes da hotelaria.
O Vacation Club é uma solução para grandes redes, que podem formatar um produto onde o cliente adquire em um empreendimento e pode gastar seus pontos em qualquer hotel ou resort da marca. Isso traz um valor agregado muito grande ao consumidor, por possuir um produto que oferece multidestinos para seu uso.
Além de ser uma excelente ferramenta para otimizar a ocupação, em empreendimentos da rede hoteleira com maior carência de hospedes, pois, com a construção adequada da tabela de pontos, e ações de incentivo ao uso nestes estabelecimentos, é possível alavancar a ocupação dos mesmos.
Projeto de Vacation Club é com a TC Brasil
Como bem-visto, o gerenciamento de um sistema de Vacation Club se mostra como a solução ideal para diferentes empreendimentos e redes de hotelaria.
Primeiro, é importante destacar a antecipação do fluxo de caixa, que permite ao hoteleiro se recuperar em tempos de crise e ter uma economia sustentável.
Além de diminuir a ociosidade de suas unidades e proporcionar a fidelização do cliente.
Seu empreendimento passa a ter mais visibilidade por estar dentro de cadeias internacionais de intercambio de férias como a RCI.
Além de ser uma ferramenta muito interessante também para as redes hoteleiras que podem ter um produto multidestinos.
Com tudo isso, fica claro o porquê um projeto de Vacation Club ser essencial para o seu negócio, não é mesmo?
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